Blog

Dermatologia
27 nov

5 dicas para curtir os dias de sol sem agredir a pele


 

Com o verão chegando, a exposição ao sol cresce, piscinas, praias e atividades ao ar livre são mais comuns e isso requer o dobro de atenção! Hoje separamos algumas dicas para curtir os dias de sol sem danificar a sua pele e de uma maneira saudável pra absorver todos benefícios dos raios solares.

 


 

Os horários indicados para a exposição solar são antes das 10hrs e após 16hrs, uma vez que nesses horários há menor radiação UVB (que provocam as queimaduras). Porém, independente do horário de exposição ao sol, existem algumas medidas essenciais para cuidar da saúde, são elas:

 

1. Aplique uma porção generosa de protetor solar, 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol. Ah, e lembre-se, dias nublados também necessitam de proteção.

 

2. Use sempre bonés, viseiras, chapéus e óculos escuros. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a doença é mais propícia a se desenvolver em áreas expostas ao sol, como do rosto (orelhas, nariz, couro cabeludo, pescoço). Proteja-a sempre.

 

3. Reaplicação do protetor solar! Especialmente se estiver tomando banho de mar, piscina ou cachoeiras, sempre que se molhar reaplique o produto. A dica também vale para suor excessivo.

 

4. É de extrema importância hidratar-se. Seja na ingestão de 2L. de água diariamente, sucos naturais (sem adição de açúcares), quanto na própria pele, como por exemplo com a água termal. Esse tipo de água proporciona uma hidratação na derme, além de ser antioxidante. É ideal para se refrescar nos dias de calor e aliviar as sensações de incômodo pós longa exposição ao sol.

 

5. Refresque-se. Tomar banhos de água fria ajuda a evitar a oleosidade e ressecamento da pele, além de diminuir inchaços e vermelhidões na pele. Também ativa a circulação sanguínea. Um banho gelado logo de manhã no verão com certeza te deixará mais disposto!

 


 

Consulte um médico dermatologista. Com o auxílio deste profissional é possível criar uma rotina de cuidados específica para sua pele.