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30 jul

6 alimentos para turbinar a produção de colágeno no organismo

O colágeno sem dúvidas é uma das proteínas mais conhecidas e de fácil consumo, uma dieta composta por alimentos ricos nessa substância é fundamental para a manutenção da saúde e firmeza da pele

 

Atenção: as dicas deste conteúdo tem caráter informativo e não substituem uma consulta com um especialista em nutrição. 

 

Uma das proteínas mais procuradas por quem busca uma pele saudável, firme e com aspecto jovem, com certeza é o colágeno. Mas afinal, porque essa substância é fonte de tanta curiosidade e interesse por parte das pessoas?

Bom, podemos atribuir a dois fatores, a nossa pele é formada por 75% de colágeno, e essa produção da substância tende a diminuir gradativamente a partir dos 30 anos, conforme o nosso organismo envelhece, causando o surgimento de rugas, linhas de expressão e flacidez

Outro motivo está na facilidade de seu consumo, como em suplementação oral, além de ser facilmente encontrada em diversos alimentos, proporcionando inúmeros benefícios do colágeno no organismo daqueles que o consomem, entre eles podemos destacar:

 

 

  • Pele mais resistente e elástica;
  • Tendões e ligamentos mais fortes

 

Para que o organismo tenha sempre a sua reserva de nutrientes necessárias para manter a produção do colágeno de maneira natural, é necessário que seja adotada uma dieta que possibilite maior sintetização de nutrientes como:

 

  • Lisina, 
  • Ômega 3, 
  • Vitaminas A E C
  • Prolina

 

 

 

Alimentos ricos em colágeno que não podem faltar na sua dieta

 

  • Carnes, frango e peixe

 

Sem dúvidas esses alimentos precisam encabeçar a nossa lista, por serem uma fonte rica em proteínas e vitaminas B6 e B12, estimulando a produção e a reposição necessária do colágeno no organismo.

 

  • Ovos

 

Altamente proteicos e ricos em prolina, um aminoácido não-essencial, nutrientes que estimulam a sintetização do colágeno no organismo e na sustentação dos tecidos. 

 

  • Leguminosas e folhas escuras 

 

Integrantes de uma alimentação balanceada, leguminosas e verduras de folhas escuras como espinafre e brócolis, possuem grande quantidade de vitaminas e proteínas que estimulam a absorção do colágeno pelo organismo.

Sendo as mais encontradas:

 

  • Vitaminas A,C e K;
  • Ferro;
  • Cálcio

 

 

  • Arroz e feijão

 

O prato que é o cardápio nosso de cada dia, é muito indicado por ser uma alimentação completa, com aminoácidos, cobre, e nutrientes muito importantes para a sintetização do colágeno pelo organismo, se tornando uma refeição completa para a manutenção da saúde. 

 

  • Gelatina

 

Quem diria que uma sobremesa tão popular na mesa dos brasileiros seria um alimento que é puro colágeno em sua composição? Seu consumo diário garante os nutrientes necessários para manter a pele, unhas e cabelos sempre saudáveis e cheios de vida. 

 

  • Frutas Vermelhas

 

As frutas vermelhas além da vitamina C, fundamental para nosso organismo, alimentos como tomates e goiaba vermelha, são ricos em licopeno, substância que auxilia na inibição da colagenase, uma enzima capaz de destruir o colágeno do organismo. 

 

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