Blog

Dermatologia
29 mar

Conheça a tricologia a especialidade que cuida dos seus cabelos

Separamos tudo o que você precisa saber sobre a Tricologia a área da dermatologia voltada  diretamente aos cuidados  da saúde dos seus cabelos

 

 

Você com certeza deve estar acostumado com a  Dermatologia como a responsável pelos cuidados e tratamentos de pele e cabelos, e sempre que precisa buscou um médico especialista para o tratamento.  

 

Porém hoje vamos aprofundar sobre o tema Tricologia, uma área da ciência voltada diretamente para os cuidados da saúde dos seus cabelos. Mas afinal, o que é um médico tricologista e como funciona a sua consulta?

 

 

O que é Tricologia?

 

A tricologia vem do grego “Thricos” que significa cabelos e “logos” estudo, é um segmento da dermatologia, sendo considerada também como uma especialidade médica, aliando os cuidados estéticos com a ciência, assim atendendo pacientes que possuam algum tipo de doença ou condição que afete a sua saúde capilar.

 

Como funciona a consulta?

 

A consulta é feita no próprio consultório médico, o tricologista realiza uma avaliação sobre o seu cabelo e a saúde do seu couro cabeludo, essa avaliação é baseada em diversas perguntas e exames solicitados. 

 

O cabelo é estudado na sua região externa, utilizando de equipamentos como microscópio, em que é possível o paciente também observar junto ao médio seus fios aumentados em grande escala, identificando os fios que estão mais velhos, lesões na região do couro cabeludo, inflamações, entre outros comportamentos que podem ser responsáveis pelos danos da saúde dos fios

 

Após a avaliação e os resultados dos exames, o médico tricologista consegue identificar o fator que está afetando a saúde do cabelo do paciente, e vai recomendar  o melhor tratamento para a condição. 

 

Entre os principais cuidados indicados pelo especialista estão:

 

  • Cronograma capilar;
  • Uso de tópicos e medicações;
  • Terapia a LASER
  • Suplementação específica para os fios;
  • Aplicação de medicamentos diretamente no couro cabeludo.

 

Os tratamentos médicos são realizados geralmente através de ciclos, adotando intervalos entre as sessões, sempre deixando claro ao paciente as recomendações necessárias para os cuidados com a saúde dos cabelos. 

 

 

Quando devo procurar um tricologista?

 

Procurar uma ajuda médica sempre é indicada quando o paciente nota mudanças no aspecto e na saúde dos fios ou do couro cabeludo, requerendo uma atenção maior, quando já existem casos semelhantes na família, como doenças capilares, predisposição à calvície, ou outros tipos de patologia. 

 

Entre os principais motivos indicados para procurar um médico tricologista estão:

 

  • Foliculite;
  • Perda e queda de cabelo;
  • Areata;
  • Envelhecimento capilar;
  • Alergias no couro cabeludo;
  • Caspa ou seborreia.
  • Entre outros.

 

 

Cuidar da saúde dos cabelos não é uma tarefa difícil, mas exige alguns cuidados em sua rotina diária. Falando nisso, em nosso blog você pode conferir uma matéria  sobre cuidados com o cabelo no verão

 

Vale ressaltar que a diversas condições capilares são reflexos de problemas mais graves de saúde do organismo, por isso, sempre que notar os primeiros sinais de que algo não está indo bem, consulte um médico para um diagnóstico. 

 

A Cliniderm possui mais de duas décadas de atuação em tratamentos clínicos, cosmiatria e procedimentos estéticos, contando com uma equipe de médicos especialistas na avaliação e cuidados dermatológicos, valorizando a saúde e o bem-estar individual dos pacientes.