Blog

dicas
10 fev

Cuidados com os cabelos no verão

Sol, mar e piscina são grandes inimigos da saúde dos cabelos, saiba como deixar os fios lindo o ano todo.

 

O verão é a estação do ano preferida por muitos, mas durante essa época o cabelo fica sujeito a diversas agressões, sejam elas, vindas da exposição à luz do sol, água do mar e cloro da piscina. Os raios UV não causam somente danos à nossa pele, eles também são responsáveis por causar danos a estrutura e fibra capilar, criando aquele aspecto ressecado e quebradiço dos fios.  

 

Mas antes de darmos algumas dicas fundamentais para deixar o seu cabelo sempre lindo, mesmo na estação mais ensolarada do ano, vamos falar um pouco mais sobre ele. 

O cabelo é um fio que tem a sua estrutura queratinizada, dividida da seguinte maneira: cutícula, córtex e medula.

 

A cutícula é localizada na região externa do fio, com um aspecto muito semelhante a escamas de queratina, tendo como função a proteção do fio, além disso, é ela que proporciona o aspecto de brilho e maciez ao cabelo. O córtex por sua vez é composto por proteínas, entre elas a queratina e água, o córtex é a parte principal do cabelo, sendo ele o responsável por proporcionar o volume, espessura e a cor. E por fim a medula, e a última parte do fio, que é ligada ao bulbo e os vasos sanguíneos, tendo sua função ainda estudada. 

 

Agora que você conhece melhor como é composto o seu cabelo, vamos para as dicas para mantê-los sempre lindos e saudáveis no verão. 

 

Utilize leave-in diariamente

 

O leave-in é um aliado do cabelo principalmente nessa estação do ano, servindo como uma película protetora para os fios, fazendo com que não sofra com as ações externas e dos raios UV.  Uma dica bem bacana é pessoas que possuem cabelos mais oleosos, apostarem na versão líquida, e os cabelos mais secos a versão em creme. 

 

Use água potável para lavar os cabelos pós mar e piscina 

 

Como já falamos em outras oportunidades, o cloro presente na água da piscina é um dos grandes vilões da saúde dos cabelos, assim como a água salgada do mar, prejudicando os fios. Por isso é importante sempre lavar o cabelo utilizando água potável após um banho de mar ou piscina. Essa prática ajuda a remover as impurezas, impedindo  que os raios solares não danifiquem os fios ao entrarem em contato com elas. 

 

Invista na hidratação dos cabelos

 

Hidratar regularmente o cabelo é fundamental para a saúde dos fios, e em períodos de maior calor o sol acaba danificando com mais facilidade as madeixas, por isso, a hidratação deve ser feita constantemente, reconstruindo os fios danificados e controlando o volume. Mas não esqueça de respeitar as especificações de cada fabricante, como o tempo recomendado para o produto ficar nos cabelos. 

 

Shampoo anti-resíduos para limpeza profunda

 

Lavar o cabelo apenas com shampoos convencionais e água potável pode não ser suficiente para uma limpeza profunda, use shampoo anti-resíduos, para deixar os cabelos livres de resíduos e impurezas causados pelo excesso de mar e piscina.

A Cliniderm possui mais de 20 anos de atuação e conta com um corpo clínico especializado em tratamentos estéticos, Lasers e clínicos. Promovendo a saúde e bem-estar de seus pacientes.