Blog

Dermatologia
30 out

Dermatite atópica – Quais os principais tratamentos

A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é uma doença crônica que causa inflamação na pele, resultando em lesões avermelhadas, acompanhadas de crostas, coceiras e descamações.

A dermatite atópica pode surgir devido a defeitos genéticos em alguma proteína da pele, facilitando o aparecimento de inflamações. Mas, apesar de poder ter causas genéticas, a doença não é transmissível.

O tratamento visa o controle da coceira, a redução da inflamação da pele e a prevenção. Um dos primeiros passos é eliminar fatores que favorecem o agravamento das lesões como: calor, suor, ambientes secos, estresse, ansiedade, mudanças bruscas de temperatura e exposição a produtos químicos incluindo sabões, detergentes, perfumes e cosméticos.

Uma das principais partes do tratamento também, está no cuidado da pele com hidratação constante, usando cremes focados em peles sensíveis e secas. O uso de cremes contendo corticoides é bastante útil para reduzir a irritação da pele, porém, deve ficar restrito às fases agudas.

Lembrando que somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Se você tem dermatite atópica, procure um dermatologista!